sexta-feira, 30 de abril de 2010

Pierre X Dominique

Desintermediação e irrepresentabi-lidade segundo texto de Pierre Levy caracteriza-se pela internet o ciberespaço da sociedade , define o mesmo como uma nova forma de comunicação, com o ciberespaço o acesso a novas culturas se tornou mais fácil ““Contém” a in­formática a distância, o telefone, o correio, a imprensa, a edição de livros, de música, de vídeos, de jogos interativos, o rádio, a televisão, os mundos virtuais, além dos dis­positivos interativos e coletivos já assinala­dos”. Assim podemos encontrar e discutir sobre todo o conhecimento e tema de interesse próprio, dando voz a pessoas que antes não teriam o meio de expressar sua opinião. Agora já há como publicar texto sem ter a revisão de editores publicar na web material de autoria própria e receber comentários de pessoas que ate então nem haviam tido contato.

Dominique Wolton vê o pluralismo como forma de isolar a sociedade em grupos que possuem o mesmo interesses e crenças, a internet possui um amplo e rico campo em conhecimento de todos os tipos mas as pessoas são livres para buscar apenas o que e de seu interesse as pessoas se trancam e não se comunicam com valores diferentes dos seus”.Assim Dominique acredita que é mais uma maneira de fechar as pessoas em grupos e rodas privadas onde só há um pensamento e tema em comum abordado.

Acredita-se que com todo a informação disponível na internet de maneira fácil e rápida, uma pessoa busca sim assuntos de seu interesse mais isso não impede de buscar novas forma de cultura e notícia. Dominique Wolton aborda uma outra visão da web que proporciona tanto livre arbítrio em sua busca , mas não de forma consistente , devido as dias atuais uma pessoa não se informa apenas de assuntos de seu interesse ,um jornalista ou publicitário não se pode dar ao luxo de apenas ter conhecimento e buscar informações de seu agrado.Se agir de tal forma se tornará um profissional obsoleto perante aos outros de sua área, as pessoas hoje estão em busca de estar sempre informada e do acontece a sua volta, seja ela com assuntos pertinentes a seu gosto ou não.

Fonte:A desconstrução das utopias digitais

A Revolução contemporânea m matéria de comunicação

kjjhjh




sexta-feira, 23 de abril de 2010

Estamos mais proximos do que pensamos


INTERATIVIDADE , uma palavra com um significado mais vasto que apenas 14 letras:


“uma medida do potencial de habilidade de uma mídia permitir que o usuário exerça influência sobre o conteúdo ou a forma da comunicação mediada.” Surgiu, de acordo com Silva (2000:84-87) , no contexto das críticas aos meios e tecnologias de comunicação unidirecionais, que teve início da década de 70, e hoje está em pleno uso.

Blos são uma grande forma de comunicação de web com interatividade constante, ao ler o post dao autor do blog podemos fazer comentários tanto de forma positiva como negativa com total liberdade de expressar a opinião. Isso torna com que os blogs e textos em geral não fiquem estáticos, desse modo podemos compartilhar nosssas opinioões e conhecimentos referentes ao tema abordado , e receber da mesma for a experiência obtida por outras pessoas que por ali passaram os olhos.


Com o conhecimento obtido apó ler mais sobre o assunto , pode acreditar que a interatividade na comuniicação de web e mais um dos avanços que a mídia encontra para colocar as pessoas mais em contatos com as outras e poder compartilhar suas opiniões de forma prática e que ainda enriquece a informação passada.



Fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Interatividade


http://poseducacaoestatistica.vilabol.uol.com.br/interatividade.htm

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Entrevista com turismólogo virtual

Nome: Adriano Souza Coelho

Profissão: Turismólogo com Pós Graduação em Turismo em Áreas Naturais

1. Como você começou?

ADRIANO SOUZA COELHO – Desde o inicio da faculdade de turismo, sempre era procurado por familiares e amigos para pesquisar pacotes de viagens e passagens aéreas para os mesmos. Na época, eu não tinha isto como uma possibilidade de mercado até porque não sentia que esse segmento era minha maior vocação. Em Dezembro de 2004, logo após ter graduado em Turismo pela UNIDERP – Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal fui morar em Rio Verde de Mato Grosso/MS onde trabalhei por 11 meses na Operadora e Agencia de Turismo Rodeio Tour Adventure. Nesta empresa pude ter a experiência de administrar e controlar todo o segmento de Agenciamento, uma das vertentes do Turismo. Após esse período que me proporcionou muitos conhecimentos do setor, voltei a morar em Campo Grande/MS, e por conseqüência comecei a trabalhar na minha própria casa usando a internet como via de trabalho.

2. Da onde surgiu a idéia?

ADRIANO SOUZA COELHO – A idéia surgiu da necessidade de familiares e amigos que me procuravam, ligavam ou enviavam e-mail solicitando informações, passagens e pacotes de turismo. Foi a partir daí que percebi que havia uma grande demanda de serviços ligados ao Agenciamento Turístico em minhas mãos e passei assim a atender estas pessoas pela internet ou via telefone.

3. Como funciona?

ADRIANO SOUZA COELHO – Uma das fontes mais comuns para meu trabalho através da internet são as redes sociais como Orkut e Facebook e/ou pelo MSN e Skype. As pessoas me mandam depoimentos, e-mails e recados solicitando algum tipo de serviço ligado ao Turismo como: aluguel de carro, passagens aéreas, pacotes de turismo tanto nacional quanto internacional, reservas de hotéis, enfim tudo que se relaciona a organização de viagem. A minha atuação como Agente de Viagem é totalmente diferenciada e direcionada às necessidades de meus clientes.

4. Já houve crises em seu trabalho a ponto de parar?

ADRIANO SOUZA COELHO – Já houve momentos difíceis, mas não cheguei a pensar em parar em instante algum. Isto se deve porque o Turismo não é um item de Primeira Necessidade, como alimentação, saúde e moradia. Desta forma, os segmentos do turismo acabam sofrendo, diretamente, os impactos de crise financeira, os problemas sociais e climáticos. O turismo apesar de ser uma atividade fundamental nos dias atuais em função da carga excessiva de trabalho e estresse decorrentes do transito, poluição e de outros fatores que influenciam a qualidade de vida das pessoas. A solução encontrada é buscar neste meio uma maneira de revigorar suas energias e realizar seus sonhos e o grande facilitador para isto é a enorme variedade de destinos turísticos pelo Brasil e pelo exterior com preços atrativos e condições de pagamento facilitado, o que proporciona ao indivíduo a realização se seus sonhos que antes pareciam ser tão distantes e impossíveis.

5. Há quanto tempo esta nisso?

ADRIANO SOUZA COELHO – Estou trabalhando como Personal Travel (Agente de Viagens Personalizado) desde Dezembro de 2005, ou seja, há 4 anos e 4 meses.

6. Olhando do começo ate hoje como se sente com o seu avanço?

ADRIANO SOUZA COELHO – O avanço esta ligado ao progresso evolutivo de qualquer atividade, quando associado com serviços de qualidade e um produto diferenciado no mercado. Neste caso, me sinto muito feliz por estar trabalhando no turismo e digo mais "amo o que faço e faço o que amo" e com certeza este é o segredo do sucesso.

ADRIANO SOUZA COELHO
Turismólogo - É Tempo de Turismo Viagens & Assessoria Turistica e Ambiental
PERSONAL TRAVEL SOLUTIONS - Soluções em Viagens Personalizadas
ABBTUR Nº MS 13323
EMBRATUR Nº 12.001434.95-9
Telefone: 55 67 9997-6686 ou 55 67 9963-0165
E-MAIL:
etempodeturismo@globo.com
MSN:
etempodeturismo@hotmail.com
SKYPE: adrianocoelho OU Adriano Souza Coelho

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Convergência de mídias



"A Convergência dos Media é a interacção e interconexão entre a imprensa, a rádio, a televisão, os telefones, os computadores e as tecnologias de rede. Ela prevê que toda a informação esteja disponível, a toda a gente, em todas as horas, em todos os lugares, em suporte digital (sob a forma de bits ) onde será possível interagir com a própria informação, com o saber bem, como alcançar os centros de produção de conhecimento que lhe dão origem."


A partir da citação acima pode -se criar tal pensamento e crenças sobre a convergencia de midias que muda nosso conhecimento atual pelas midias , abrangendo de forma rica. Hoje o celular não e visto apenas para fazer ligações ja se pode ouvir música, tirar fotos, filmar e ate assistir tv. Sem contar em outra que funcionam como GPS, um exemplo desse tipo de modernidade nas midias atuais é o Smartphone.


"Smartphone é um telefone celular com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas executados no seu Sistema Operacional. Os Sistemas Operacionais dos Smartphones são "abertos" (não confundir com código-fonte aberto), o que significa que é possível que qualquer pessoa desenvolva programas que podem funcionar nesses telefones. Numa tradução livre, do inglês "smartphone" - "telefone inteligente". Usualmente um smartphone possui características mínimas de hardware e software, sendo as principais: capacidade de conexão com redes de dados para acesso à internet, capacidade de sincronização dos dados do organizador com um computador pessoal e agenda de contatos que utiliza toda a memória disponível no celular (não é limitada a um número fixo de contatos)."



Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Smartphone


http://www.citi.pt/estudos_multi/joao_mesquita/index.html

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Sociedade em rede X Ciberespaço


"A sociedade em rede se caracteriza pela globalização das atividades econômicas decisivas e sua organização em redes; pela flexibilidade e instabilidade do trabalho bem como por sua individualização; pela chamada cultura da “virtualidade real”; e pela transformação das bases materiais da vida: o espaço e o tempo mediante a constituição de um espaço de fluxos e de um tempo atemporal" (Castells, 1999).


Sociedade em rede , um termo muito comum nos dias atuais, considerado como um sistema aberto , que esta sujeito a inovações constantes. Com a restrição do capitalismo juntamente com a revolução das tecnologias e da informação que sem as mesmas nada seria possivel e concreto eis que surge a sociedade em rede, um ambiente social onde proporciona liberdade para aqueles que tem pressa pois nao e nessesário o contato físico para a troca de um arquivo ou a apresentação de uma música para um amigo .


"Na prática o ciberespaço é uma linguagem, mais do que uma estrada ou uma rede; a maioria dos sistemas que nos permitem obter qualquer resultado são em inglês, desde aqueles que gerenciam a rede até aqueles que gerenciam a informação. Aos poucos estes últimos estão sendo criados no Brasil e em português-inglês. O caso dos sistemas operacionais de rede é diferente".


Ciberespaço termo criado pelo novelista Willian Gibson (em sua obra Neuromancer 1984) baseado com duas caracteristas interatividade e coletividade. Esse é um espaço criado pelas redes de comunicação mundias não apenas considerando computadores mais sim a tecnologia de modo geral. Esse ocorrido engloba conexão de computadores pelo mundo que estao em busca de informação rápida e compartilhada



Fonte: jus2.uol.com.br/doutrina

sexta-feira, 19 de março de 2010

Comunicação sapiens sapiens

Pierre Lévy apresenta o iníco da linguagem dos homens com a separação demográfica responsável pelo impulso que foi presciso, a apartir dele os homos sapien sapines sofrem uma alteração no ambiente em que vivem e adquirem novos valores culturais, antes sua linguagem baseada pela forma de ruidos e linguagem corporal sofrera uma mudança de forma percepitivel.


"Nossos pais eram camponeses; nossos filhos trabalharão em nebulosas empresas dispostas em redes..."

Trecho retirado do texto de Pierre Lévy , ao refletir sobre a frase pode -se tirar a conclusão de que após a idade média a revolução industrial tirava o homen do campo e o implementava nas metropoles que estavam se desenvolvendo de forma que representasse que a vida no campo não era mais favorável ou visívil para a sociedade da época .


Com o objetivo de substituir o trasnporte fisico da mensagem foram sendo desenvolvidás outras formas de se trasmitir a mensagem, desde o surgimento dos correios e telégrafos até os dias atuais do telefone, e o computador que nos possibilita a ter todas as informações do mundo em cerca de segundos.


Então é assim que nós vemos que nos dias de hoje todos estamos presos no ciberespaço e a cada dia que passa o número de excluidos vem diminuindo de forma visível. Um ciberespaço onde a condição demográfica ou a distancia não podem ser considerados como barreira na hora de obter informação, um mundo onde não enxergamos o limite ou fim




Fonte: "A revolução contemporânea em matéria de comunicação"
por Pierre Lévy.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Web 2.0 ...










Com o constante avanço das tecnologias, muito claro e sem nenhuma surpresa que com o tempo a internet também iria aderir as novas modernidades presentes. Pensando nisso que foi desenvolvido a web 2.0 que tem como regra desenvolver aplicativos que aproveitem todos os efeitos da rede se tornando assim melhores conforme mais fossem usados e aproveitando a inteligência do coletivo.

È fácil a diferença encontrada na nova web 2.0, na web 1.0 encontrávamos apenas um espaço para a leitura não havia muita interatividade, não havia permissão para mudar o conteúdo dos sites. Apesar disso leva-se em conta que foi a primeira geração de internet, o grande triunfo era a disponibilidade de conteúdo com facilidade e rapidez.

Na internet 2.0 uma infinidade de novos recursos surge para facilitar a navegação como diz Tim O´Reilly

"Web 2.0 é uma mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma."


Uma dos grandes sucessos da nova web e mostrar que dar a possibilidade de os usuários serem mais que espectadores, dentre outras grandes inovações que surgem para beneficiar. Assim só nos resta esperar e nos preparar para as novidades que a web3.0 ira trazer para inovar ainda mais a internet que conhecemos.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Um novo mundo




É notável como que geração atual não se compara a geração de nossos pais e avos, quando se falava em diversão ja vinha a cabeça brincadera na rua , futebol, "pega-pega" ..., já no cotidiano a definição de diversão é outra, jogos eletronicos, televisão e internet tomam o lugar e fazem parte da rotina de crianças e adolecentes , passando cada vez mais tempo em casa e deixando de lado atividades fisicas e brincaderas ao ar livre.

A vida do ser humano esta se tornano cada vez mais digital ,deixando de ser vivida no mundo real para ser trasmitida por dados de um computador em uma grande rede que ja engloba o mundo ,para fazermos compras não prescisamos sair mais de casa podemos compra via pelo site da loja desejada, podemos pagar contas pelo banco online, procurarmos emprego em sites especializados, quando não trabalhamos somente pela internet como um web designer. Desse modo a vida esta deixando de ser material para se tornar apenas dados que nem se quer podem ser tocado.

Grande parte da população ja ve esse mundo digital de fácil e de comum acesso, apesar disso não e um total de 100% dessas pessoas que tem esse acesso , deixando de lado o restando de uma forma exilando do progresso, restrigindo a um acesso rapido e de curto acesso em casas de lan-house, forçando a quem necessita desse meio pagar um dinheiro a mais para poder ter direito a mais esse recurso.


Twitter salva a vida de esquiador perdido

O uso combinado do microblog Twitter, iPhone 3G e Google Maps permitiu a um grupo de esquiadores ingleses salvar um amigo que se perdeu no meio de uma estação suíça.O grupo caminhava pela região de Verbier, nos Alpes suíços, quando dois esquiadores se perderam em meio a uma nevasca. Como o grupo havia se reunido apenas algumas horas antes de começar a caminhada pela neve, ninguém tinha o celular um do outro. Os esquiadores haviam dito apenas seu primeio nome um ao outro.Com essa informação na cabeça, os esquiadores entraram no Twitter e fizeram uma busca por Verbier. Com sorte, encontraram o perfil dos dois colegas sumidos e, fazendo contato com seus amigos, descobriram seus celulares.Ambos esquiadores perdidos usavam iPhone e, então, um grupo de patrulheiros e salva vidas usou os dados de localização do celular e ferramentas de mapas do Google para encontrar, com vida, um dos desaparecidos na neve.O segundo esquiador não pode ser localizado, pois seu celular não apresentava sinal nenhum. O esquiador só foi encontrado no dia seguinte por equipes de buscas, já morto como revela o jornal suíço LeNouvelliste.